+51 (41) 3223-5029 – (41) 98496-9606 atendimento@abpferidas.org.br

Lesões por Farmacodermias

A Farmacodermia é um conjunto de reações da pele provocadas pelo uso de medicamentos, que podem se manifestar por manchas vermelhas na pele, caroços, erupções cutâneas ou, até, descolamento da pele.

 

Reação cutânea adversa a medicamentos. Qualquer efeito indesejado na pele, mucosas, cabelos e unhas, na sua estrutura ou função, desencadeado pelo uso de medicamento.

excesso da dose do medicamento,

efeito colateral,

efeito tóxico,

interação com outros medicamentos em uso ou, ainda,

por reação alérgica.

Podem acontecer em qualquer pessoa e em qualquer idade. Outro tipo mais severo de reação a medicamentos é aquele no qual o efeito cutâneo se dá por reação alérgica. Este não depende da dose e surge em algumas pessoas que desenvolvem susceptibilidade a determinados medicamentos, ou grupo deles, mesmo que tenham tomado a medicação anteriormente  e não tenham desenvolvido efeito adverso algum.

Prurido: Sensação de coceira intensa, que pode ser aguda quando período de duração for < 6 meses ou crônico quando for >6 meses;

Urticária: Pápulas com coceira

Exantemas ou Rash Cutâneo: Manifestações cutâneas na forma de mácula, pápula, vesícula, bolhas, pústulas e petéquias (podem se misturar). Sinais generalizados e simétricos geralmente poupando palmas e plantas.

Dermatite esfoliativa ou Eritrodermias – Inicia com o prurido, eritema (rubor) difuso seguido de descamação. Aumento de infecções, perda hidroeletrolítica e alterações termorregulatórias. Tratamento será a retirada da substância desencadeadora, os sintomas desaparecem em alguns dias ou semanas.

Fotodermatoses – A lesão se assemelha a queimadura de sol, surgindo de 5 a 20 horas após a exposição ao sol e ingestão ou contato com a droga envolvida. Desta forma, as alterações ocorrem predominantemente nas áreas da pele expostas à luz solar. Além disso, representa 8% das reações aos medicamentos.

Onicopatias – Reações que acometem as unhas. As manifestações são: mudança na velocidade de crescimento da unha, maior fragilidade, descoloração, hiperpigmentação, descolamento da unha com abscesso.

Eritema – É característica a lesão em alvo típico, ou seja, lesão delimitada com uma vesícula ou bolha no centro, circundada por um halo edematoso e rodeada por vesículas menores.

Síndrome de Stenvens-Johnson (SSJ) – Continuação do Eritema Acomete área > que 10% da superfície corpórea, em duas superfícies mucosas distintas junto a derme. Em aproximadamente 10 a 30% dos casos há febre, lesões do trato gastrointestinal e na árvore respiratória, alvos são atípicos (não possuem áreas delimitadas), bolhas amplamente distribuídas, pode apresentar um centro necrótico com proeminência no tronco e face.

Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) – Há o descamação aguda da epiderme, acomete geralmente 30% da superfície corporal. Os sintomas evoluem para febre, mal-estar, anorexia, faringite e cefaleia. Desenvolve – se de 1 a 2 semanas, é dolorosa ao toque, o dorso e nádegas são as primeiras áreas a se destacarem, a repitelização ocorre depois de semanas, se houver maceração, infecção e pressão o tempo é maior.

Observar tecido desvitalizado, desde a cor cinza, esbranquiçada, marrom até a esverdeada e preta. Corresponde ao tecido morto, desidratado, podendo estar presente também o pus, que favorecem a multiplicação de microorganismos. Nestes casos o ideal é o uso de produtos capazes de promover desbridamento e que proporcionem o meio úmido ideal.

Realizar um efetivo controle de exsudato, usando coberturas capazes de absorver o conteúdo. Observar sinais de infecção, como calor, rubor, edema e exsudato de aspecto purulento com odor fétido.

Não é possível prever qual pessoa é alérgica a determinado medicamento. Porém, aquelas que já passaram por algum evento do tipo, devem evitar a exposição a qualquer remédio semelhante – que tenha o mesmo princípio ativo – ao que tenha dado início ao processo anterior. Importante: evitar automedicação.

As primeiras providências são: a suspensão do medicamento em uso e a procura imediata de auxílio médico. Antialérgicos de uso comum não são totalmente eficazes. É necessário um tempo para a melhora completa até a eliminação total do remédio do organismo.

Sua ajuda vale uma cura

Contribuindo com a nossa Associação, você pode ajudar na recuperação de pessoas com feridas e proporcionar uma melhor qualidade de vida durante o tratamento. Ajudar vale a pena!

Apoiadores e Parceiros

A sua participação é muito importante para que a ABPFeridas amplie o numero de pacientes em tratamento de lesões de pele, desta forma, juntos podemos amenizar a dor de pessoas que não tinham perspectiva de cicatrização e consequentemente melhora de qualidade de vida das pessoas com feridas em nosso Brasil.
  • Apaixonados pela Causa: Podem nos ajudar como Associado Contribuinte, via nosso site pelo doe agora ou em contato diretamente com a presidência da ABPFeridas.
  • Profissionais de Saúde: Você pode se tornar um Associado Contribuinte e/ou Voluntario ABPFeridas. Toda a ajuda de profissionais de saúde é bem vinda a ABPFeridas.
  • Empresas: Com o apoio das empresas, também estamos conseguindo mudar as estatísticas, o que torna ainda mais possível através dos profissionais de saúde parceiros, desenvolver ações para prevenção e tratamento de lesões de pele e conseguir beneficiar um número ainda maior de pessoas.

Torne-se um parceiro

[recaptcha]