+51 (41) 3223-5029 – (41) 98496-9606 atendimento@abpferidas.org.br

Lesões Agudas

As principais causas das Lesões Agudas são traumatismos, mas também podem ser feridas térmicas (queimaduras), infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas.

 

Em geral, a cicatrização ocorre dentro do período esperado e sem complicações. As principais causas são traumatismos, mas também podem ser feridas térmicas (queimaduras), infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas.

As principais causas são traumatismos, mas também podem ser feridas térmicas (queimaduras), infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas.

Superficiais: quando ocorrem na epiderme, derme ou hipoderme;

Profundas: quando outras estruturas são atingidas, como músculos, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos, órgãos cavitários, etc.

Fechadas: quando a continuidade da pele e dos tecidos é danificada.

Abertas: quando ocorre a descontinuidade e rompimento da barreira de proteção da pele, aumentando os riscos de infecção.

Simples: evoluem rapidamente para a cicatrização;

Complexas: com evolução mais lenta e progressiva, têm maior tendência para cronicidade. Quando apresentam processo infeccioso, podem conter tecidos desvitalizados, exsudação abundante e odor característico.

Recomenda-se o uso de antimicrobianos tópicos para as feridas infectadas, embora, para se atingir um efeito terapêutico sustentado, eles devessem ser usados como coadjuvantes de antibióticos sistémicos. Limpar a ferida com produtos apropriados para limpeza, para reduzir a infecção nos tecidos. Sempre observar vantagens e desvantagens para utilização de cada terapêutica. Todas as opções alternativas de tratamento devem ser cuidadosamente consideradas.

Tab Content

O tratamento, tanto de feridas crônicas quanto de agudas, deve ser realizado a partir de orientação de um profissional de saúde, de forma individualizada. O tratamento de feridas está diretamente relacionado com a qualidade de vida da pessoa com ferida.

Sua ajuda vale uma cura

Contribuindo com a nossa Associação, você pode ajudar na recuperação de pessoas com feridas e proporcionar uma melhor qualidade de vida durante o tratamento. Ajudar vale a pena!

Apoiadores e Parceiros

A sua participação é muito importante para que a ABPFeridas amplie o numero de pacientes em tratamento de lesões de pele, desta forma, juntos podemos amenizar a dor de pessoas que não tinham perspectiva de cicatrização e consequentemente melhora de qualidade de vida das pessoas com feridas em nosso Brasil.
  • Apaixonados pela Causa: Podem nos ajudar como Associado Contribuinte, via nosso site pelo doe agora ou em contato diretamente com a presidência da ABPFeridas.
  • Profissionais de Saúde: Você pode se tornar um Associado Contribuinte e/ou Voluntario ABPFeridas. Toda a ajuda de profissionais de saúde é bem vinda a ABPFeridas.
  • Empresas: Com o apoio das empresas, também estamos conseguindo mudar as estatísticas, o que torna ainda mais possível através dos profissionais de saúde parceiros, desenvolver ações para prevenção e tratamento de lesões de pele e conseguir beneficiar um número ainda maior de pessoas.

Torne-se um parceiro

[recaptcha]