+51 (41) 3223-5029 – (41) 98496-9606 atendimento@abpferidas.org.br

Lesões Cirúrgicas

Lesão cirúrgica é uma incisão cutânea realizada com a função de suprimir uma lesão na pele ou desenvolver um meio para alcançar órgãos profundos, em condições assépticas em centro cirúrgico.

São consideradas feridas intencionais e agudas, pois fazem parte do processo cirúrgico. Lesões Cirúrgicas têm inicio repentino e curta duração, na maioria das vezes cicatrizam sem maiores complicações. Consequência de uma ruptura na pele, ou qualquer estrutura do corpo, ocasionado por um agente físico, químico ou biológico.
São consideradas feridas intencionais, originadas após qualquer procedimento cirúrgico.

São feridas agudas intencionais. Podem cicatrizar em primeira intenção, caso em que as bordas da pele são mantidas próximas por suturas, grampos ou fitas. Algumas feridas são deixadas abertas para cicatrizarem por segunda intenção, geralmente a fim de permitir drenagem de material infectado. São classificadas de acordo com seu potencial de contaminação, sendo da seguinte forma:

– Feridas limpas: feridas em que não há processo inflamatório e que não ocorreu penetração no trato respiratório, digestório e geniturinário;

– Feridas potencialmente contaminadas: aquelas em que ocorre penetração no trato respiratório, digestório ou geniturinário, sem contaminação significativa, feridas drenadas por meio mecânicos e feridas em áreas de difícil antissepsia;

– Feridas contaminadas: aquelas em que há infração técnica, grande contaminação a partir do trato gastrointestinal, ferida traumática recente, penetração nos tratos geniturinário ou biliar, na presença de urina ou bile infectada;

– Feridas infectadas: feridas em que os microrganismos causadores já se encontram no campo operatório antes da cirurgia e que apresentam coleções purulentas, feridas traumáticas com tecido desvitalizado, vísceras perfuradas, corpo estranho ou contaminação fecal.

Dentre os cuidados realizados com a ferida cirúrgica destaca-se a limpeza adequada, para descartar a possibilidade de infecção na ferida, e uso de curativos oclusivos que proporcione um microambiente adequado e permita troca de vapores, manter o local seco e livre de sujidades, evitar a manipulação constante, observar presença de sangramento, se pouca quantidade realizar a limpeza e troca do curativo, se sangramento que não cessa procurar o médico imediatamente.

Hemorragias e deiscências podem gerar agravos e complicações a ferida. A hemorragia pode ocorrer decorrente de lesões de vasos da região afetada. As hemorragias internas necessitam de maiores cuidados, devem ser analisadas e diagnosticadas com muita cautela podendo levar o paciente a óbito. Nas hemorragias externas deve-se fazer um curativo compressivo no local. Deiscência é quando os pontos se rompem na totalidade da sutura.

Por ser uma ferida intencional, a principal prevenção é contra infecção na ferida, e os cuidados já foram abordados no tópico anterior.

Recomenda-se a limpeza adequada da ferida, e a utilização de filmes transparentes permeáveis ao vapor, impermeável à água, bactérias e vírus, desta forma há o isolamento do leito da lesão do meio externo. Evita o ressecamento, a perda de calor e mantém o ambiente úmido. Deverá ser trocado a cada sete dias ou quando houver presença de fluido na ferida.

Sua ajuda vale uma cura

Contribuindo com a nossa Associação, você pode ajudar na recuperação de pessoas com feridas e proporcionar uma melhor qualidade de vida durante o tratamento. Ajudar vale a pena!

Apoiadores e Parceiros

A sua participação é muito importante para que a ABPFeridas amplie o numero de pacientes em tratamento de lesões de pele, desta forma, juntos podemos amenizar a dor de pessoas que não tinham perspectiva de cicatrização e consequentemente melhora de qualidade de vida das pessoas com feridas em nosso Brasil.
  • Apaixonados pela Causa: Podem nos ajudar como Associado Contribuinte, via nosso site pelo doe agora ou em contato diretamente com a presidência da ABPFeridas.
  • Profissionais de Saúde: Você pode se tornar um Associado Contribuinte e/ou Voluntario ABPFeridas. Toda a ajuda de profissionais de saúde é bem vinda a ABPFeridas.
  • Empresas: Com o apoio das empresas, também estamos conseguindo mudar as estatísticas, o que torna ainda mais possível através dos profissionais de saúde parceiros, desenvolver ações para prevenção e tratamento de lesões de pele e conseguir beneficiar um número ainda maior de pessoas.

Torne-se um parceiro

[recaptcha]