+51 (41) 3223-5029 – (41) 98496-9606 atendimento@abpferidas.org.br

Queimaduras

Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos.

A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente são lesões ocasionadas pela exposição de tecidos orgânicos a diversas formas de energia, não só térmicas (calor ou frio), mas também químicas (ácidos, álcalis etc.) ou ionizante (radiação atômica e raio X). É imprescindível o entendimento de que se trata de lesões extensas na pele – o órgão que envolve todo o corpo. A queimadura está entre os traumas mais graves que a pele pode sofrer. Em caso de comprometimento da sua integridade, a função de todos os sistemas do corpo será afetada, e as defesas do organismo limitadas.

A causa mais comum de queimaduras envolvendo crianças é o escaldo e queimadura com álcool, em adultos a queimadura por fogos de artificio exibe altos índices. De modo geral, para cada 100 doentes queimados, 3 morrem em decorrência das queimaduras.

Térmicas: É o tipo mais comum e podem ser causadas pela produção de calor ou frio por meio de líquidos, sólidos, gases e também pelo calor das chamas. São aquelas causadas diretamente por fogo (chama), fogueiras, álcool, incêndio;

Elétricas: São produzidas pelo contato com a eletricidade de alta ou baixa voltagem. A corrente elétrica que passa pelos tecidos do corpo gera calor, que pode queimar gravemente e destruir tecidos. São as queimaduras causadas por fios elétricos, tomadas de luz, eletrodomésticos e postes;

Químicas: É o contato de substâncias corrosivas líquidas ou sólidas com a pele, olhos e boca. A gravidade da queimadura está ligada ao tipo de substancia, à concentração da substancia, à quantidade de substancia, à duração do contato e ao mecanismo de ação. Podem ser causadas por vários irritantes e venenos. São as queimaduras causadas por agentes químicos, como ácidos e bases (soda cáustica), produtos de limpeza fortes, venenos e etc;

Radiação: É o resultado da exposição à luz solar ou fontes nucleares. Também pode ser causada por raio X ou terapia de radiação para o tratamento do câncer.

– Em casos de queimaduras por agentes químicos, irrigar abundantemente com água corrente de baixo fluxo (após retirar o excesso do agente químico em pó, se for o caso), por pelo menos 20 a 30 minutos;

– Retirada de contaminantes ou medicamentos caseiros;

– Limpeza local (se necessário) com sabão neutro ou glicerinado, sabão de coco ou sabão líquido e lavagem abundante com água corrente;

– Não aplicar agentes neutralizantes, pois a reação é exotérmica, podendo agravar a queimadura;

– Verificar lesões de córnea com colírio de fluoresceína;

– Resfriar agentes aderentes (por exemplo piche) com água corrente, mas não tentar a remoção imediata;

– Após a limpeza das lesões, os curativos deverão ser realizados com tópico de escolha, seguido de curativo estéril, de acordo com a rotina do serviço;

– Utilizar preferencialmente curativos oclusivos, exceto em lesões de orelha ou períneo.

A prevenção é a arma mais importante para diminuir o número de acidentes e mortes relacionados às queimaduras. A divulgação de medidas preventivas e orientação da população por meio de campanhas educacionais são fundamentais.

– Evite fumar, principalmente deitado;

– Utilize cinzeiros fundos e com proteção lateral;

– Em queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral. Nunca toque na vítima enquanto ela estiver em contato com a eletricidade. Toda vítima de queimadura elétrica deve ser levada ao hospital;

– Evite manipular álcool próximo a cigarros, charutos, fósforos acesos, churrasqueiras e fogueiras;

– Não utilize álcool líquido diretamente sobre o fogo, na forma de jato, devido ao risco de explosão;

– Investigue vazamentos de gás. Feche a válvula do botijão antes de sair de casa e antes de ir dormir;

– Mantenha o botijão de gás longe do calor direto e sempre na vertical;

– Manipule os fogos de artifício com cuidado;

– Evite o uso de bronzeadores caseiros;

– Nunca considere uma queimadura, um acidente sem importância;

– Fogo e bebida não combinam. Evite.

Aplicação de curativos, cujo componente primário deve ofertar condições ideais para a reepitelização, que também deve permitir ser inspecionada a ferida a cada 48 horas para avaliar o processo de cicatrização e aparecimento de infecções. Atualmente, para as queimaduras de consistência parcial, a escolha dos curativos e a aplicação de antimicrobiano tópico variam entre os centros de queimados em todo mundo.

Sua ajuda vale uma cura

Contribuindo com a nossa Associação, você pode ajudar na recuperação de pessoas com feridas e proporcionar uma melhor qualidade de vida durante o tratamento. Ajudar vale a pena!

Apoiadores e Parceiros

A sua participação é muito importante para que a ABPFeridas amplie o numero de pacientes em tratamento de lesões de pele, desta forma, juntos podemos amenizar a dor de pessoas que não tinham perspectiva de cicatrização e consequentemente melhora de qualidade de vida das pessoas com feridas em nosso Brasil.
  • Apaixonados pela Causa: Podem nos ajudar como Associado Contribuinte, via nosso site pelo doe agora ou em contato diretamente com a presidência da ABPFeridas.
  • Profissionais de Saúde: Você pode se tornar um Associado Contribuinte e/ou Voluntario ABPFeridas. Toda a ajuda de profissionais de saúde é bem vinda a ABPFeridas.
  • Empresas: Com o apoio das empresas, também estamos conseguindo mudar as estatísticas, o que torna ainda mais possível através dos profissionais de saúde parceiros, desenvolver ações para prevenção e tratamento de lesões de pele e conseguir beneficiar um número ainda maior de pessoas.

Torne-se um parceiro

[recaptcha]